17 outubro, 2013

DORALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - Teatro

Escrevi recentemente, com a ajuda da minha filha Julia Ayumi, uma adaptação livre para teatro do clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas.
 
 
 
Rebatizamos-a de "DORALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS"  e a estória transcorre mais ou menos assim:
 
 
Doralice é uma menina pobre do Sertão Nordestino, onde as coisas, para variar, não andam nada fáceis por causa de (mais) uma seca braba. Procópio, o narrador da estória e repentista, é o gato de estimação de Doralice. Homens e bichos, como Seu Gonzaga, Patativa, a Asa branca e o Assum-Preto já emigram retirantes. Ratos e calangos já não há com os quais o gato possa se alimentar. Um dia, ao perseguir um preá de relógio e óculos raiban, Procópio entra em um oco de ingazeira que dá passagem para o Sertão das Maravilhas. Doralice o segue e acaba caindo neste novo mundo.
A partir daí surgem personagens como o Mestre Imbuá, uma lagarta enorme metida a filósofa, o Gato que Acha Graça, o Sapateiro Abestado e a Cotia Ruim da Bola, a Rainha de Cócoras que não pensa duas vezes para mandar cortar os cabelos de quem a contraria, o Pássaro Carão, e os gêmeos Parelho e Parecido.
 
 
Minha colega escritora, ilustradora e atriz, Carol Mancini, me contactou recentemente pedindo autorização para encená-la junto com os seus alunos.
 
Fiquei feliz da vida. Para mim é uma honra.