05 novembro, 2009

521. os filhos do rey

Aos seus filhos gêmeos e ciclopes, batizou-os o Rey como Jorge Luis e Luiz Vaz e ordenou que lhes fosse dada esmerada educação que dessa forma se ampliasse a sua limitada visão. Foi lhes ensinado grego, latim e humanidades. Nas duas primeiras áreas ambos se mostraram alunos exemplares; já na última, jamais conseguiram por com sucesso arreios ao seu instinto primitivo, e ficavam fora de controle, principalmente na quaresma, ao farejarem no ar qualquer indício de carne humana.

520. água e fogo

Era pra ser uma missa de corpo presente mas o avião caíra no mar e nem todos os corpos foram resgatados. A idéia de colocar no caixão os objetos de que ele mais gostava – a mala fora encontrada em uma praia - fora da viúva.

Do fundo da igreja, disfarçado, ele assistia a tudo com um sorriso de enorme satisfação sob a barba postiça. Seu plano tinha funcionado perfeitamente. Só lamentava pela camisa do seu time do coração, autografada pelo maior ídolo, relíquia do inesquecível tetracampeonato. Paciência. O fogo do crematório é indiferente às paixões.

519. crustáceo

Na solidão lúgubre do banheiro imundo daquele restaurante chinês do bairro oriental o velho guaiamum imaginava que qualquer sorte que tivesse dali em diante aceitaria como sendo uma bênção, pois já estaria no lucro.

518. casamento coreano

Quando o senhor Kim, funcionário público em Seul, casou-se com a senhora Kim, enfermeira, deram-lhe setenta vezes sete palmadas nas palmas dos pés. Quando ela o deixou para viver com o senhor Kim, vendedor de oratórios budistas, foi muito mais dolorido.

517. morte delivery

O Joystick era um REM HG 600. Como num vídeo-game ele apontou, apertou o gatilho e agüentou firme o coice poderoso da arma. O pássaro de aço atingido em cheio pegou fogo, rodopiou e se espatifou ali no campinho onde ele costumava bater bola com a galera quando ainda era um inocente olheiro. Virou o herói do dia. Era o cara. O chefe do Morro dos Macacos, em pessoa, condecorou-o com a Ordem do Mérito dos Primatas Loucos e Cheirados. Fama efêmera: na manhã seguinte entregaram-no lá embaixo, varado de balas,dentro de um carrinho de supermercado, para causar efeito psicológico no inimigo.

516. o intruso

O intruso não lhe deu esperanças nem adeus e depois de se fartar com o seu corpo continuou a freqüentar todas as noites a casa dos seus sonhos. Para afastá-lo, descobriu um dia, precisava cultivar pesadelos. Neles o monstro encontraria oponentes à altura.

515. figuras de linguagem

Seu corpo era terrivelmente sensível às figuras de linguagem e ele não podia evitá-las. Quando ouvia músicas antigas, por exemplo, seus cotovelos doíam tanto que tinha que tomar doses substanciais de analgésicos para poder agüentar o tranco. Ao pegar-se desconfiado de alguém ou de alguma coisa, invariavelmente se formavam atrás das suas orelhas de abano inquietas colônias de pulga. Nessas horas sentia-se um cão e não um homem. Outra vez, quando ao terminar um relacionamento que lhe parecia promissor e seu par lhe disse para que sumisse da sua vida; sentiu , mais que mágoa ou ressentimento, doer-lhe os glúteos como se lhe tivessem dado um pontapé.

514. reu confessa

Foi em Itacorubi, lá na Ilha, assistindo à Farra do Boi que tive a idéia, que tramei tudo. E não me arrependo não, Doutor. Aquela vaca teve por merecer. Sou assim: quando eu ponho uma coisa na cabeça vou até o fim. E quando me põem então...

513. o homem invisivel

A segurança da Enterprise Co. Fertilizantes estava em primeiro lugar. Tecnologia de ponta com câmeras de alta definição, alarmes e detectores associada a agentes especialmente treinados parecia torná-la inexpugnável. Nada ali, pensava-se, podia passar despercebido; exceto Raimundo, o auxiliar de limpeza, que na sua simplicidade, também não percebia que não era percebido. Todos os dias, inclusive aos sábados, Raimundo trafegava por todos os ambientes daquela fortaleza sempre munido de um balde, detergente, panos, e esfregões, sem deixar vestígios dele ou de outrem – era o seu trabalho. Entrava no ginásio, no refeitório, nas salas onde ocorriam reuniões confidenciais onde eram traçados intrincados planos de ação, e ninguém se dava por sua presença – quem iria dar atenção a um personagem tão iníquo, tão sem importância? E havia ainda outros Raimundos. E eram todos, como ele, seres invisíveis, translúcidos. Um dia Raimundo foi cooptado ( ele não sabia o significado do verbo cooptar) para ser espião de uma empresa concorrente. Os benefícios (tíquete restaurante, passe de ônibus etc. compensavam) E foi quando finalmente o notaram.

512. guam

O velho soldado japonês encarapitado no alto do coqueiro, tem os novos inquilinos da ilha sob a mira do seu fuzil. O vento que sopra do mar desta vez lhe traz fragmentos esparsos, farpas de vocábulos, que ele consegue identificar como sendo na complicada língua do inimigo que ele ouviu quando criança nos cinemas do bairro de Ginza em Tóquio; além do cheiro forte, atrativo, sedutor, das fêmeas (éguas louras) no cio. Mais que ódio sente desejo. Sob os trapos da farda, depois de muitos anos, seu membro desperta e enrijece e esboçava uma reação.