07 maio, 2009

430. esopo II

Contrabandeava animais silvestres, dizem, e ganhava uma fábula.

429. 19 de abril

“Se eu te devorasse, irmão Xavante, apenas absorveria tua alma atormentada e somaria o teu medo ao meu medo, o teu desânimo ao meu próprio desânimo”, observou velho o pajé Severino Abmarãã, dos Krenak, lembrando do tempo em que viviam em guerra entre si e devoravam seus prisioneiros para nutrir-se de seu espírito guerreiro e de sua coragem.
Ao seu lado o Cacique Ernesto Kuhodu apenas assentiu com a cabeça adornada com um triste cocar de penas de pombo que improvisara ali mesmo na Esplanada dos Ministérios onde estavam acampados há mais de um mês. E dividiram a “quentinha” nem tão quente assim doada pelas Missionárias Irmãs da Caridade.

06 maio, 2009

428. com uma condição

Não gostava que me chamasse Jonas. Insistiu para que mudasse para Elias, Raul ou Eduardo. Disse que concordava desde que ela fizesse a sempre adiada operação de redução do estômago.

05 maio, 2009

427. conversão

Eu era ladrão de cabelos (melenas dão uma boa grana no mercado negro de apliques). Há melhor lugar para perscrutar possíveis vítimas que aqui na Igreja Evangélica Filhos de Betsebá? Eu vinha sempre e acabei me convertendo.

426. teseu, o besouro

Entrou no seu labirinto e, antes de matá-lo, o fez enlouquecer.
Entró al laberinto y lo mató.
(Enviado ao concurso "Un cuento en seis palabras" - Navona Editora - http://www.navonaed.com )

425. fábula pandêmica

O lobo, que tinha cursado arquitetura até o terceiro ano, avaliou com conhecimento a estrutura da casa : mal planejada, material de terceira, péssimo acabamento, serviço de porco. Se eu bater palmas é bem capaz de ir abaixo. Mas não ia abrir mão do assédio, do terror , que era a melhor parte, a que mais lhe dava prazer. E deu o ultimato:

- Ou vocês saem daí de dentro, ou uso do meu super-sopro e derrubo esse cortiço!

O porco mais velho, prático, entreabriu a porta, deixou à mostra apenas o focinho de tomada e respondeu ao desafio:

- Combinado! Você sopra e eu espirro em você!

424. avis rara

Adorava garimpar raridades nos sebos do centro. Uma vez, em um deles, encontrou uma virgem de vinte e quatro anos, dedos hábeis, leitora compulsiva de Anaïs Nin.

423. o cara

Era pra eu ser um predestinado, confessou visivelmente emocionado. Quando nasci o "homem lá de cima" me apontou e disse: esse é o cara! Só que cá embaixo os putos entenderam tudo errado e caíram de pau encima de mim. Malgrado o mal-entendido, não perdôo a divina delação.

422. golden gate

Escalou o gradil da ponte escarlate e mirou ao longe o contorno das montanhas azul-escuro. Talvez esperasse um sinal. Algo que o fizesse desistir ou dar o passo determinante. Por um momento esqueceu que tinha fobia de altura e riu nervosamente com a intenção de aliviar a tensão que lhe enrijecia a nuca. Respirou fundo, relaxou, baixou um pouco a vista e divisou lá longe, no centro da baía, o antigo presídio agora transformado em atração turística. Poucos foramos que conseguiram fugir daquele inferno, pensou. E desceu do gradil tremendo, as pernas bambas, quase a morrer de vergonha. Olhou para os lados, ajustou o colarinho da jaqueta de couro, enfiou as mãos nos bolsos e retornou ao mirante onde participantes de uma excursão da terceira-idade tiravam fotografias, tentando capturar instantâneos de um tempo que lhes escapava.

421. noite feliz

Elas sobem pelos meus pés, escalam minhas costas, passeiam à vontade. Não me importunam a mim nem eu a elas. Democrata convicto sei reconhecer o seu direito de ir e vir. Algumas vem, se detém na minha barba e eu suponho que seja por causa das migalhas que nela se acumulam. Observo-as. Imagino que suas antenas captem good vibes pois é Natal; e isso só pode significar uma coisa: que os sobejos nos serão fartos.